Translate

terça-feira, 22 de abril de 2014

Introdução à programação

Programação
Conceito: é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma. Todo o software é programado.


Linguagens de Programação: Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras usadas para definir um programa de computador. Tipos de Linguagem de Programação: programação estruturada, programação modelar, programação orientada a objectos e programação linear.


Linguagens de Baixo e Alto Nível
A linguagem de programação é classificada em linguagem de baixo ou alto nível. Se for uma linguagem mais próxima da humana e classificada como de alto nível, porem, se for mais próxima do hardware ou da maquina classifica-se como de baixo nível.

Algoritmo e Programa
Algoritmo consiste no conjunto das instruções de operações devidamente organizadas para a resolução de um determinado problema ou para o alcance de um certo objectivo.
O Programa é a tradução do algoritmo para instruções capazes de ser expressas e executadas no computador.


O primeiro Programador Informático
Ada Augusta Byron King, a condessa de Lovelace, foi uma matemática e escritora Inglesa. Ada Lovelace, como é mais conhecida, é considerada a primeira programadora informática.
O trabalho de Ada teve lugar entre 1842 e 1843, período no qual criou um algoritmo para ser processado pela máquina analítica de Charles Babbage. Este algoritmo permitiu á máquina analítica computar os valores de funções matemáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário